Psicoterapia - Psicoanalisi - Cultura e Arte Brasil - Italia

Sobre.

Isttuto Biaggi

O ISTITUTO BIAGGI é uma instituição especializada no desenvolvimento humano, desde a CLÍNICA PSICOLÓGICA E A CLÍNICA INTERCULTURAL BILINGUE, até o compromisso da educação em saúde mental dentro dos princípios psicoprofiláticos. Surge com a experiência de mais de duas décadas de prestações de serviços no âmbito clínico psicológico e de estudos nas áreas de Psicologia e Psicanálise.

Por que um Instituto Brasil-Itália?

A interação do Istituto Biaggi com a Itália tem como objetivos: favorecer a troca de conhecimentos científicos e culturais por estudantes e profissionais brasileiros e italianos da área de Psicologia e Psicanálise; viabilizar a troca de material de pesquisa, de artes e de cultura aos públicos afins dos dois países; possibilitar a intercambistas o acesso a informações úteis e prepará-lo para sua jornada.

Depois de se passar pela experiência da imigração, toma-se conhecimento do processo de adaptação em um país estrangeiro. O imigrante vai à procura do imaginário desejado, que Freud postulava como fantasmas e reminiscências mágicas naturais do psiquismo. Estes devem ser inscritos em uma lógica e ordenação para que as metas possam ser atingidas, assimilando as diferenças e idiossincrasias sem perder a identidade referencial.

O imigrante leva na bagagem símbolos que o remetem a sua origem, embora ocorra uma perda deste universo conhecido, desde as respostas mais automáticas, até os valores sutilmente aprendidos. O contato com as particularidades culturais, o sentimento de não pertencimento, a falta de referência da rua, a perda do contato com os sabores, os aromas, as cores habituais, que se modificam com o clima, a geografia etc., somados à obrigatoriedade de corresponder a status e papéis identificados, constituem um desafio merecedor de especial atenção, na medida em que esta constituição se dará sem os gestos, códigos e expressões familiares.

Como transformar estas diferenças, mantendo o senso de identidade?

Trata-se de processo de aprendizagem, que pressupõe sucessão de enfrentamentos, com perdas, conquistas e adaptações. A saída do país de origem assemelha-se à saída do útero materno para um mundo diferente do conhecido, onde, como um bebê, o imigrante encontra-se sem o domínio, mas com responsabilidades de um mundo adulto, que vai se transformando de acordo com as demandas reais.

Tomando-se a sociedade como organização econômica, social e libidinal, põe-se em jogo a capacidade do imigrante de desenvolver o sentimento de pertencimento, ultrapassando o fixismo cultural, encontrando outras realidades, além daquela acessível à que tem estruturada.

Este desenraizamento da cultura de origem não pode significar o reencontro do prazer somente em comunidades fechadas ou no sonho com o retorno onde se possa desfrutar do investimento realizado. Isto acarretaria um dano no senso de viver, levando o imigrante a afastar-se do presente, algemando-se ao passado ou postergando o prazer do projeto futuro. Para contemplar esses aspectos, é que o Istituto Biaggi disponibiliza, além da prestação de serviços psicológicos e de orientação, cursos, palestras e eventos facilitadores do convívio sociocultural entre o Brasil e a Itália.

Atuação Clínica

Considerando o trabalho clínico como a principal atuação do Istituto Biaggi tornam-se prioridade as ações de intervenção clinicopsicológica desenvolvidas conjuntamente à práticas interculturais. São competências relacionadas ao atendimento clínico do Istituto:

  • Clínica Psicológica e Psicanalítica.
  • Psicoterapia Intercultural Bilíngue (Italiano).
  • Escuta e preparação para processos E/Imigratórios.
  • Realização de grupos de estudos.

Locais de Atendimento

Belo Horizonte:

Rua Nova Era, Mangabeiras. CEP 30315-380 – Belo Horizonte – Minas Gerais

São Paulo:

Rua Santa Justina 352/33. Itaim Bibi. CEP 04545-041 ‎- São Paulo – São Paulo

Telefones:

55 (31) 3222 1367

55 (31) 9983 4578

 

 

 

Voltar para o Topo
Enter your Infotext or Widgets here...