Psicoterapia - Psicoanalisi - Cultura e Arte Brasil - Italia

Socrates.

Sócrates ao Café

A moldura mental formada pela experiência da escuta reflexiva do divã e do mundo culmina no evento SÓCRATES AO CAFÉ onde, tal como Sócrates e sua maiêutica, procura gerar concepções pessoais abrindo um novo universo de indagações sobre as temáticas ligadas à prevenção primaria e cuidado da saúde mental, utilizando-se da cultura e da arte como ferramentas históricas para a compreensão do pensar reflexivo.

Em INTRODUÇÃO AO NARCISISMO, Freud nos adverte que as ideias deveriam conservar certo grau de imprecisão para serem férteis. E para percorrer o caminho das diversas formulações, o Evento Sócrates ao Café, utiliza-se da maiêutica socrática que “è um processo dialético, de natureza pedagógica

(…), em que se multiplicam as perguntas, a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão, como se fosse a gestação de uma idéia levada a termo. Por essa razão, o termo è utilizado de forma análoga na obstetrícia. Em relação à psicanálise, BION (psicanalista) definiu esse processo com uma frase: “Sócrates disse que às vezes ele fazia o papel de uma parteira: atendia ao nascimento de uma idéia. O mesmo se aplica a nós: podemos ajudar a que um paciente nasça, a que emerja do ventre do pensamento”

ZIMERMAN , D.E.- Vocabulário de Psicanálise

Na potência criadora do diálogo presente no Encontro Sócrates ao Café, pode-se trabalhar os alcances dos conceitos de saúde mental, desfazendo coerências e consistências que impedem o crescimento de uma ciência em direção a ações de responsabilidade social.

Por que Sócrates Cultura e Arte?

socrates

Desde os escritos inaugurais da psicanálise, Freud utilizou-se das produções artísticas para dar forma às suas criações. São muitos os interlocutores privilegiados por Freud que permitiram diálogos fecundos, tais como: Mann, Goethe, Shakespeare, Chileno, Rolland, Zweig, entre outros. Assim, os temas da psicologia e da psicanálise ficam mais acessíveis se tratados na expressão do seu cotidiano.

Onde acontece:

São Paulo:

Livraria da Vila – Shopping JK Iguatemi – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – São Paulo – SP – Cep. 04543-011 – (11) 5180-4790

Parceiros:

www.livrariadavila.com.br

www.livrariadavila.com.br

7molinos_sem_site

www.7molinos.com.br

 

 

 

 

Voltar para o Topo
Enter your Infotext or Widgets here...